Volvo Ocean Race 2017

Relatório

Segue em anexo o relatório da visita à Volvo Ocean Race, elaborado pelo nosso grupo. Nele, poderá encontrar perguntas e respostas, bem como informação detalhada da estrutura e história do evento.


Saber mais...

Tendo estudado o artigo tirado da edição original Janus Anuário 2013, da autora Joana Ramalho, o nosso grupo, tirou algumas conclusões. Nesta fonte, considera-se o tema dos grandes eventos, como a promoção da imagem do país ou da sua região. A organização de grandes eventos é uma das estratégias preferidas na promoção da imagem externa e também é muito importante participar em eventos similares no estrangeiro. O tema da imagem dos territórios, que os países ou as regiões tentaram desenvolver através do turismo interno e também através de atividades de exposição e congressos, hoje em dia fazem-no através de atividades desportivas. Esta ferramenta que aumenta o reconhecimento pode ser muito mais eficaz do que as ferramentas anteriores. Os eventos desportivos têm grandes efeitos externos e internos. Assim, a realização de grandes eventos desportivos influenciam não apenas a imagem do sujeito, mas também a percepção daqueles que vivem nesses territórios. Para atrair a atenção das pessoas e para se transformar os territórios num ponto de atração não é necessário organizar os eventos de grande escala. A questão está apenas em promoção. Por exemplo, se um país ou uma região tiverem um evento desportivo, é necessário construir uma campanha em termos de atrair turistas. Muitas vezes acontece que toda a atenção é dada à componente desportiva (ou seja, a infra-estrutura), mas os organizadores não pensam muito sobre os benefícios que o evento pode trazer, ou em que perspetiva é apresentado o país ou a região. Qualquer competição desportiva, e ainda mais, as competições internacionais devem tornar-se em centros de atração, não só para a população que vive nessa região, mas também para os fãs de desporto de outras regiões e no exterior. A questão é o que é feito para esse fim pelos organizadores.

O turismo de Portugal tem vindo a centrar a sua atuação precisamente no objetivo de projetar uma imagem de notoriedade para o exterior. Tem concentrado esforços na realização de grandes eventos - desportivos, culturais, socioprofissionais -, na participação em feiras internacionais, e na divulgação de materiais promocionais.

Várias agências governamentais investem nessas atividades, nomeadamente os órgãos do governo local e central, mas o retorno dos fundos também é bastante grande.O artigo sobre o exemplo da Volvo Ocean Race 2012 mostra a importância dos eventos desportivos. Tendo perdido a oportunidade de sediar a America's Cup em 2007, Lisboa recebeu o direito de organização do final da etapa transatlântica da 11ª edição da regata de vela. Por outro lado, tornou-se possível fortalecer a imagem de Lisboa como um destino turístico e um centro marítimo. Este evento atraiu o capital humano e financeiro. Tais eventos como esse têm os objetivos do intercâmbio cultural, mas, em primeiro lugar, o desenvolvimento económico, dos negócios e da tecnologia, oferecem uma oportunidade de "elevar" a cidade para um nível diferente e dar a possibilidade de desenvolvimento por vários anos.


 E ainda...

Na revista Paranaense de Desenvolvimento, edição de 2011, o autor Alberto Oliveira levanta o tema do impacto dos principais eventos desportivos (mega-eventos) no desenvolvimento da economia do país ou da região e das consequências dessas atividades. O nosso grupo analisou essa fonte e fez as seguintes conclusões: Os principais eventos desportivos de nível internacional têm um enorme impacto no funcionamento da economia nacional do país. Existem duas opiniões: a posição de apoiantes do impacto positivo de tais atividades, expressada por vários políticos e economistas líderes, implica o seguinte cenário de desenvolvimento otimista: grandes eventos desportivos criam empregos, promovem um maior desenvolvimento do comércio, construção e turismo, influenciam positivamente a imagem do país no mundo. Os críticos prestam atenção à duração curta de tais efeitos. Na verdade, as investigações a este respeito confirmam o facto de que o efeito económico positivo a longo prazo de eventos desportivos de uma escala global não é esperado.Como mostra a experiência mundial de eventos desportivos globais, tais eventos nem sempre podem ser um incentivo para um maior desenvolvimento social e económico, e também podem ter um impacto negativo e tornar-se um fracasso.

FMH, Estrada da Costa, 1495-687 Cruz Quebrada, Lisboa & ISEG, Rua do Quelhas 6, 1200-781 Lisboa
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora