Comité Olímpico Portugal
Relatório
Segue em anexo o relatório da visita ao COP, elaborado pelo nosso grupo. Nele, poderá encontrar perguntas e respostas, bem como informação detalhada da estrutura, objetivos e história do Comité.
Saber mais...

O nosso grupo encontrou um artigo publicado no dia 4 de maio de 1912, pelo Sports Ilustrados que foi uma publicação periódica de carácter desportivo que começou a ser publicada em Lisboa no ano de 1910.
Na segunda página do artigo conta que sobre a criação do COP. A decisão importante para o desporto português (constituir o COP ) foi tomada na reunião no Centro Nacional de Esgrima para a propaganda do desporto além das fronteiras do país. O COP foi criado com objetivo a fomentar a realização de provas desportivas; auxiliar a propaganda de prestimosa Sociedade Promotora de Educação Física Nacional; estabelecer relações entre os atletas portugueses e os dos outros países; fazer a propaganda dos Jogos Olímpicos; selecionar pelo melhor critério desportivo, segundo as indicações fornecidas pelas provas e pelos recordes, as equipas que representarão o país nas provas internacionais e também procurar recursos para as despesas de representação dessas equipas.
A primeira página do artigo conta sobre um evento e a programa do mesmo, que chamou-se na altura Jogos Olímpicos Nacionais e que foi realizado com o objetivo de competirem os 96 melhores amadores portuguêses dos 11 clubes lisboneses. Este evento é de organização da Sociedade Promotora de Educação Física Nacional, que serviu como a seleção da equipa que irá representar país nos Jógos Olímpicos de 1912 em Stockolmo, Suécia.
Sobre JO 1912. Portugal competiu nos Jogos Olímpicos pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.
Uma delegação de seis atletas competiu em três modalidades, todavia nenhuma medalha foi conquistada. Digno de nota, a morte do corredor Francisco Lázaro devido à séria desidratação durante a corrida da maratona. Chefe da delegação foi Fernando Correia.
São aqui os nomes dos atletas que representaram portugal nos Jogos Olímpicos de 1912.
- António Pereira - luta greco-romana
- Armando Luzarte-atletismo
- Fernando Correia - esgrima
- Joaquim Victal- luta greco-romana
- António Stromp -atletismo
- Francisco Lázaro- atletismo
Depois de ter participado nos J.O. de 1912 a Portugal não faltou mais nenhuns Jogos. Durante 105 , conquistou 24 medalhas olímpicas: 4 de ouro, 8 de prata e 12 de bronze.


